O Parque, localizado no Leblon aos pés do morro Dois Irmãos e debruçado no mar foi criado em 1992 e abrange uma área de preservação ambiental com 39,55 hectares. Além das vistas espetaculares proporcionadas por seis mirantes, guarda um tesouro: cinco esculturas produzidas em ferro pelo maior nome da arquitetura moderna brasileira, Oscar Niemeyer.
As obras foram instaladas no local no ano 2000 e hoje estão guardadas no depósito de gerência de monumentos da Prefeitura danificadas e precisando de restauro. O objetivo principal do ICCC é devolver ao Parque e aos visitantes esse precioso patrimônio artístico, promovendo a exposição permanente e visitas guiadas. Além disso, faz parte do projeto a recuperação dos jardins, parquinho infantil, quadra esportiva, sinalização e a criação de uma academia da terceira idade. Uma programação cultural ativa com palestras, passeios e apresentações nos espaços do Parque também é meta do ICCC.
AGRADECIMENTO:
Mais um projeto do Instituto Carioca Cidade Criativa (ICCC) foi entregue com o propósito de tornar essa cidade “maravilhosa de verdade”, através da recuperação de espaços públicos e consequentemente, da conscientização do cidadão carioca em zelar pela sua cidade. Acreditamos que o caminho para essa transformação é através dessa união entre poder público, empresas privadas e sociedade civil.
Por isso agradecemos a todos que fizeram parte do projeto RevivaRio Parque Dois Irmãos, começando pela Prefeitura do Rio e pelas secretarias e órgãos municipais envolvidos. E também aos nossos patrocinadores: Sistema Fecomercio RJ / Sesc / Senac, Klabin, Raízen, BTG Pactual, Instituto YDUQS/Estácio e Shopping Leblon. Graças aos recursos vindos dessas empresas conseguimos viabilizar o restauro do conjunto de esculturas de Oscar Niemeyer e de toda a revitalização do Parque Natural Municipal Dois Irmãos.
O ICCC e o Rio de Janeiro agradecem!